23 de novembro de 2012

Estratégias desenvolvidas para garantir a perpetuação dos genes

Hoje é dia de procura de informação sobre o que alguns animais machos fazem para atrair as suas fêmeas. Será que já sabes tudo sobre este tema?! A perpetuação genética é a sobrevivência dos genes o máximo de tempo possível ao longo das gerações.
O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucleicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico – DNA – e ácido ribonucléico – RNA).

22 de novembro de 2012

Afinal, o que é o DNA?

O DNA são fitas de uma substância química orgânica denominada ácido desoxirribonucleico, que contêm os códigos para a fabricação de todas as proteínas do nosso organismo, determinando todas as características genéticas dos indivíduos, como a cor dos olhos, dos cabelos, da pele, os grupos sanguíneos a altura, etc. Essas fitas, localizadas no núcleo das células, se esticadas, medem cerca de 2 metros.

13 de novembro de 2012

Mitose e Meiose

Hoje as Cientistas Malucas andaram a investigar o mundo da Divisão Celular e descobrimos que existiam dois tipos de Divisão, a Mitose e a Meiose .
Para que melhor compreendas estes dois tipos de Divisão mostramos-te um esquema onde estão representadas as diferenças e semelhanças que estas apresentam.

12 de novembro de 2012

Já não era sem tempo...

Finalmente chegámos aqui. Depois de alguns anos a estudar tudo à nossa volta e a descobrirmos milhares de coisas novas, nós, uma turma do 11ºano, decidimos compartilhar o nosso conhecimento. Isto é tudo novo para nós mas esperamos que corra tudo bem e que vocês compreendam e gostem.

As Cientistas Malucas sempre a investigar e publicar (: