29 de janeiro de 2013

Neodarwinismo

Apesar da Teoria de Darwin ter sido aceite, ele nunca esclareceu quais eram as causas das variações nos seres vivos nem como essas eram transmitidas à descendência.
Em 1942, apareceu uma teoria denominada de Neodarwinismo (ou Teoria Sintética da evolução) que engloba o Darwinismo, com o conceito de Seleção natural, e a Genética, com o conceito de variabilidade genética.

18 de janeiro de 2013

Mas afinal quais são os argumentos a favor do Evolucionismo?

Após uma longa investigação  nós, as  Cientistas   Malucas,   descobrimos  que  são várias as  áreas   que  contribuíram  para  a  fundamentação  do  conceito de evolução. À medida que o conhecimento biológico aumenta, nomeadamente nos domínios da Biologia Molecular, a teoria evolucionista de Darwin continua a ser validada.

Mecanismos de Evolução: Darwinismo

Já falámos de Lamarck agora é altura de falarmos de Darwin.
Nós, as Cientistas Malucas, descobrimos que Charles Darwin e Alfred Russel Wallace desenvolveram, paralelamente, uma teoria evolucionista baseada no efeito da seleção natural sobre as diferentes características dos seres vivos, que permitem a sua adaptação ao ambiente.

9 de janeiro de 2013

Mecanismos da evolução: Lamarckismo

Chevalier de Lamarck (ou Lamarck como é mais conhecido), um intelectual pouco reconhecido no seu tempo, defendeu as ideias evolucionistas e apresentou uma explicação para a origem das espécies à qual damos o nome de Lamarckismo. Esta resume-se em dois princípios fundamentais: A Lei do Uso e Desuso e a Lei da herança dos carateres adquiridos, que passaremos a explicar:

Evolucionismo e Fixismo



A perspectiva evolutiva que foi sendo descrita desde os seres procariontes até aos organismo multicelular mantém-se como ideia central na explicação da diversidade da vida e marca a forma como os biólogos observam e explicam o mundo natural.
O Fixismo diz que as espécies surgiram tal como hoje as conhecemos, ou seja, mantiveram-se imutáveis ao longo do tempo. Esta hipótese ainda é aceite atualmente por base os princípios religiosos. Segundo esta teoria, os seres vivos foram originados por criação divina (Criacionismo), e como tal são perfeitas e estáveis, mantendo-se fixas ao longo dos tempos; Podem também ter surgido por uma catástrofe (Catastrofismo) ou através da matéria orgânica (Geração Espontânea).
Apesar da força das ideias fixistas, no século XIX vai transitar-se num ambiente de grande controvérsia para uma visão evolucionista, isto é, vai admitir-se que as espécies se alteram de forma lenta e progressiva ao longo do tempo, originando outras espécies.

Fontes: http://biologiaegeologiam18.blogspot.pt/p/biologia.html

As cientistas malucas sempre a investigar e publicar :)

Modelo Autogenético e Modelo Endossimbiótico

Todos os seres vivos conhecidos na Terra podem ser divididos em dois grandes grupos: os seres procariontes e os seres eucariontes, que se distinguem pela sua organização celular. 
Ao longo de vários milhões de anos, os seres procariontes habitaram ambientes aquáticos e foram-se diversificando. Alguns grupos de procariontes evoluíram e aumentaram a sua complexidade, tendo, muito provavelmente, estado na origem dos organismos eucariontes.
Fundamentalmente, existem duas hipóteses que tentam explicar a origem dos seres eucariontes a partir dos procariontes: o modelo Autogenético e o modelo Endossimbiótico, que vos iremos passar a explicar.

Voltamos e com muitas novidades !




Depois de umas merecidas férias voltamos a investigar tudo à nossa volta e, como é claro, a publicar tudo aquilo que descobrimos. Então ficamos a pensar numa coisa muito importante: o porquê de sermos como somos hoje, quem foram os nosso antepassados, de onde é que nós vimos?! Este é um dos grandes temas da Biologia e possivelmente aquele que mais curiosidade desperta nos biólogos e cientistas. Esse tema é a Evolução Biológica.

As cientistas malucas sempre a investigar e publicar :)