28 de abril de 2013

Metamorfismo e seus fatores

Tendo em conta que já falámos das Rochas Sedimentares e Magmáticas, hoje vamos iniciar um novo capítulo: o Metamorfismo. Para quem não sabe o que é, eu vou passar a explicar: é o conjunto de todas as transformações mineralógicas, químicas e estruturais, que acontecem no estado sólido, em rochas sujeitas a condições ambientais diferentes das existentes aquando a sua origem. Ocorre geralmente em certos contextos tectónicos.


18 de abril de 2013

Tipos de magma

Para começar vamos dizer-te o que é o magma: é uma substância líquida, formada por uma mistura complexa de silicatos no estado de fusão (entre 800ºC a 1500ºC), com uma percentagem variável de gases dissolvidos, podendo conter ainda cristais em suspensão, sendo a sua composição química a seguinte: Sílica (Si), Oxigénio (O) ,Alumínio (Al), Ferro (Fe), Magnésio (Mg).

Rochas Magmáticas

Uma vez faladas as rochas sedimentares, as cientistas malucas vão agora falar das rochas magmáticas. O que sabes tu sobre rochas magmáticas? Se ainda não sabes nada ou pouco sabes, não te preocupes que nós vamos esclarecer tudo.

14 de abril de 2013

Datação Relativa das Rochas

Uma das características mais evidentes das rochas sedimentares é a estratificação. Ao limite inferior de uma camada ou estrato chama-se muro e ao limite superior chama-se tecto. Os estratos distinguem-se por características, como a cor e a textura, e reflectem alterações ocorridas na Terra durante a sua formação. Uma sucessão de estratos designa-se sequência estratigráfica.
A datação relativa das rochas corresponde à determinação da ordem cronológica de uma sequência de acontecimentos, ou seja, estabelece a ordem pela qual as formações geológicas se constituíram no lugar onde se encontram.

Regressamos !



Depois de umas merecidas férias as Cientistas Malucas voltaram! Mas não pensem que nos esquecemos do nosso trabalho pois aconteceu totalmente o contrário. Nestas férias descansamos sim,  mas pouco, pois não conseguimos ficar imunes aquilo que nos rodeia, a verdade é essa. :)

O Planeta Terra não pára, há sempre coisas novas para investigar, descobrir, aprender, e a cada dia que passa conhecemos um pouco melhor este Planeta que é nosso e que temos o dever de cuidar!
E foi tudo isto que as Cientistas Malucas andaram a fazer: investigar tudo à nossa volta, para agora podermos partilhar convosco; elas andaram a cuidar do NOSSO MUNDO!

As Cientistas Malucas sempre a investigar e publicar (: