25 de maio de 2013

Recursos Hídricos

Hoje iremos falar dos Recursos Hídricos, mais propriamente das águas subterrâneas.
Como sabes, a água é um bem essencial à vida pois todos os organismos vivos no planeta Terra dependem dela para sua sobrevivência. Mas é um bem escasso: somente 3% da água do planeta está disponível como água doce. Destes 3%, 77% estão congelados nos glaciares e calotes polares, 1% está à superfície e 22% estão confinados nos aquíferos, que são formações geológicas que permitem a circulação e armazenamento de água nos seus espaços vazios.

11 de maio de 2013

Recursos energéticos renováveis

Tendo em conta que já falámos dos Não Renováveis, hoje iremos falar dos Recursos Renováveis. Estes podem ser de origem vegetal (madeira, biomassa proveniente das plantas) ou outros como energia solar, eólica, das marés, etc., sendo todos inesgotáveis, ou seja, produzem-se de novo de um modo constante.

Recursos energéticos não renováveis

Os recursos energético da Terra não são infinitos e, por outro lado diz-se que não são renováveis: a sua formação, no decorrer de uma história geológica foi tão lenta que não tem comparação possível com o ritmo em que estão a ser explorados e consumidos. Cerca de 80% da energia consumida em 1985 foi obtida a partir do petróleo, carvão e gás natural.

10 de maio de 2013

Esquema Rochas Metamórficas

Para ficares a compreender melhor as Rochas Metamórficas e o Metamorfismo, nós a Cientistas Malucas, trazemos-te um esquema, da nossa autoria, com o resumo da matéria. Caso não o consigas ver bem, clica nele para aumentar.











As Cientistas Malucas sempre a investigar e publicar (:

8 de maio de 2013

Texturas das Rochas Metamórficas

A textura das rochas metamórficas é determinada pelo tamanho, forma e arranjo dos minerais. Em geral, o tamanho dos grãos aumenta à medida que o grau de metamorfismo também aumenta.
Um tipo de característica textural, considerada como um importante critério de classificação de uma dada rocha metamórfica, é a existência ou ausência de foliação. A Foliação é uma estrutura planar originada durante os processos metamórficos e que resulta quer de um alinhamento preferencial de certos minerais anteriores ao processo metamórfico quer dos resultantes dos processos de Recristalização.

7 de maio de 2013

Tipos de Metamorfismo

O Metamorfismo depende de alguns fatores tal como a profundidade, extensão e grau de modificação das rochas. Com a variação desses fatores o Metamorfismo varia e leva há existência de vários tipos onde se destacam os seguintes: