23 de novembro de 2012

Estratégias desenvolvidas para garantir a perpetuação dos genes

Hoje é dia de procura de informação sobre o que alguns animais machos fazem para atrair as suas fêmeas. Será que já sabes tudo sobre este tema?! A perpetuação genética é a sobrevivência dos genes o máximo de tempo possível ao longo das gerações.
O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucleicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico – DNA – e ácido ribonucléico – RNA).

Estratégias utilizadas pelo pavão:

  1. Para atrair a fêmea, o peru macho faz o seu "glu-glu" muito alto, ao mesmo tempo que abana as plumas da cauda e baixa as asas, arrastando-as pelo chão. 
  2. A fêmea põe em média 12 ovos que nascem ao fim de um mês. Assim que nascem, os perus bebés começam logo a debicar o chão, sempre protegidos pela mãe.

                  Estratégias utilizadas pelo morcego:
  1. O morcego cabeça-de-martelo macho, o maior de todas as espécies africanas, tem uma cara estranhamente retorcida — boca e lábios imensos e exageradas bolsas na região malar.
  2. A fêmea, em comparação, tem o focinho fino e pontudo. As diferenças são importantes, pois dão ao macho a capacidade de conquistar uma companheira, com a voz forte.
  3. A laringe do macho é tão grande que ocupa a maior parte de seu peito, e as passagens de ar dentro das narinas são igualmente grandes. Isso dá-lhe meios de emitir um guincho alto, necessário para atrair a fêmea nas duas estações anuais de reprodução.
  4. Todas as noites, distribuídos nos espaços e pendurados de cabeça para baixo nas árvores, os machos batem as asas e guincham várias notas por segundo. Se uma fêmea aparecer num raio de um quilometro e meio, e parar perto de um determinado macho, ele aumenta a frequência dos guinchos até cada nota individual desaparecer num único canto sedutor.
  5. As fêmeas são atraídas pelos guinchos mais altos nesse desfile de beleza sonora do macho. Mas depois de todos os esforços, o processo de acasalamento dura apenas 30 segundos.


                                        



Adaptado de : OSÓRIO, Lígia – Biologia e Geologia 11, Preparar os Testes (2007); 1ª edição Maia: Areal Editores.

As Cientistas Malucas sempre a investigar e publicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário