10 de março de 2013

As Rochas - Os Minerais e as suas propriedades

Como já devem saber, os minerais são os constituintes básicos das rochas; São corpos sólidos com estrutura cristalina, naturais, inorgânicos e com composição definida ou variável dentro de certos limites. Se não possuírem todas estas caraterísticas não são considerados minerais. Para se fazer a distinção dos que realmente o são avaliam-se as suas propriedades:

  • Propriedades óticas: 
1- A cor dos minerais é uma das propriedades mais óbvias na sua observação mas, não é muito fiável.





2- A risca ou traço dos minerais é a propriedade que corresponde à cor do mineral quando este é reduzido a pó;


3- O brilho dos minerais é a propriedade que consiste no efeito produzido pela qualidade e quantidade de luz refletida numa superfície refletora.


  • Propriedades mecânicas:
1- A clivagem ou fratura é a propriedade que se aplica quando estes levam uma martelada e se partem, podendo apresentar clivagem, isto é, partem-se segundo direções preferenciais, desenvolvendo superfícies de rutura planas e brilhantes, ou apenas fratura, isto é, partem-se em superfícies mais ou menos irregulares, sem direção definida.
      


2- A dureza dos minerais é a propriedade que consiste na resistência que o mineral oferece ao ser riscado por outro mineral ou por determinados objetos. Nesta propriedade os minerais são classificados segundo uma escala, a Escala de Mohs:


  • Densidade: é uma propriedade particularmente relacionada com a composição química, como se reconhece pela elevada densidade dos minerais com elementos metálicos. A densidade absoluta é a razão entre a massa e o seu volume e a densidade relativa corresponde à relação entre o peso de um determinado volume do mineral e o peso de igual volume de água, a 4ºC. Para determinar este parâmetro no laboratório recorre-se à balança de Jolly.


Adapatado de: Terra, Universo de Vida | 2ª Parte- Geologia| Biologia e Geologia-11º ano

As cientistas malucas sempre a investigar e publicar :)

Sem comentários:

Enviar um comentário