16 de março de 2013

Fósseis e processos de fossilização

Hoje iremos falar-vos de fósseis. Mas o que são fósseis?! Fósseis (do latim fossile, que significa “desenterrado”) são restos de seres vivos ou vestígios de actividade biológicas (ovos, pegadas, etc.), que viveram em tempos geológicos anteriores e que conseguiram ficar preservados em sedimentos como por exemplo rochas, gelo, âmbar, etc. Para isso é necessário que sejam cobertos por sedimentos ou substâncias que os isolem e assim sejam criadas condições favoráveis para que os preservem do contacto com a atmosfera, da água do mar e da acção dos decompositores.
A existência de partes duras nos organismos como ossos, conchas e dentes, devido a serem mais resistentes, favorecem a fossilização. As partes moles são as primeiras a serem destruídos pelos decompositores.


Existem dois tipos básicos de fósseis:

  1. Somatofóssil: Fóssil de restos somáticos (isto é, do corpo) de organismos do passado. Por exemplo dentes, carapaças, folhas, etc.
  2. Icnofóssil: Fóssil de vestígios da actividade biológica de organismos do passado. Por exemplo pegadas, marcas de mordidas ovos, coprólitos (excrementos fossilizados), etc.

O conjunto de processos que levam à preservação de restos ou vestígios de organismos nas rochas denomina-se de fossilização, que é um processo muito raro, lento e complexo em que os organismos vão sofrendo modificações físicas e químicas ao longo do tempo. Na fossilização os compostos orgânicos que constituem o organismo morto são substituídos por outros mais estáveis nas novas condições. Estes podem ser calcite, sílica, pirite, carbono, entre outros. Existem 3 tipos de fossilização: a Conservação, Moldagem e Mineralização, os quais iremos falar daqui a pouco.
As zonas favoráveis à fossilização são as plataformas carbonatadas, zonas de condensação, pântanos, calotes polares, zonas de acumulação de carvão e fundos de rios (pobres em oxigénio).

Para que um organismo se torne fóssil atravessa 5 fases:
1º Morte;
2º Decomposição;
3º Desarticulação;
4º Recobrimento;
5º Diagénese ou litificação.

Há que referir que alguns processos físicos que dificultam a fossilização como é o exemplo da Desarticulação (nos esqueletos), fragmentação, abrasão, Bioerosão, corrosão ou dissolução química e ainda achatamento.

  • Conservação

Os organismos ou partes deles são preservados sem alteração ou com pequenas modificações. Este processo engloba a mumificação, em que o corpo é desidratado e fica como embalsamado. A conservação acontece quando o organismo fica envolvido num meio asséptico, como, por exemplo resina, gelo ou alcatrão.
  Fig.1 - Insectos preservados no âmbar

  • Moldagem
Processo em que o organismo ou partes dele imprimem um molde em sedimentos finos que o envolvem ou preenchem. O organismo pode, depois, ser destruído, mas o molde permanece.
Este tipo de fossilização pode formar em alguns tipos de organismos um molde interno e um molde externo.
->No molde interno os sedimentos preenchem a parte interior, que posteriormente é dissolvida ficando apenas o molde da superfície interna.
->Já no molde externo o material em fossilização imprime o molde da superfície externa nos sedimentos e posteriormente este material é removido. 
Também é possível gerar-se contramolde, que é um preenchimento de um molde (interno ou externo), dando origem a uma réplica do elemento original, mas constituído por material distinto do inicial.
Ainda podemos também referir a impressão como um tipo especial de moldagem. É o exemplo de organismos achatados como plantas e folhas de asas de insectos.


Fig.2 - Moldes internos de turritelas

  • Mineralização ou petrificação
O fóssil formado a partir de constituintes de partes duras que vão sendo substituídos gradualmente por minerais transportados em solução nas águas subterrâneas e que precipitam. O material é substituído partícula a partícula conseguindo assim permanecer igual ao inicial.

Fig. 3 - Madeira Fossilizada

Fica a saber que os fósseis são uma importante ferramenta para os geólogos e biólogos. Através do estudo deles somos capazes de identificar o paleoambiente gerador das rochas sedimentares bem como sua idade relativa, o movimento dos continentes, a variação do clima da Terra, etc.

Adaptado de: http://espacogeologia.blogspot.pt/2010/10/fosseis-e-processos-de-fossilizacao.html

As cientistas malucas sempre a investigar e a publicar :)

Sem comentários:

Enviar um comentário