14 de abril de 2013

Datação Relativa das Rochas

Uma das características mais evidentes das rochas sedimentares é a estratificação. Ao limite inferior de uma camada ou estrato chama-se muro e ao limite superior chama-se tecto. Os estratos distinguem-se por características, como a cor e a textura, e reflectem alterações ocorridas na Terra durante a sua formação. Uma sucessão de estratos designa-se sequência estratigráfica.
A datação relativa das rochas corresponde à determinação da ordem cronológica de uma sequência de acontecimentos, ou seja, estabelece a ordem pela qual as formações geológicas se constituíram no lugar onde se encontram.

 Para a datação das rochas os Geólogos aplicaram alguns tipos de conhecimentos e a partir daí começaram a utilizá-los para interpretarem os estratos, esse tipos de técnicas são denominadas de Princípios, sendo esses os seguintes: 


  • Princípio da sobreposição: Numa sequência estratigráfica, na sua posição original, ou seja, não deformada, qualquer estrato é mais recente do que os estratos que estão abaixo dele e mais antigo que os estratos que a ele se sobrepõem. 


    1. Discordâncias estratigráficas ou lacunas estratigráficas – descontinuidades no registo geológico, marcadas pela ausência de estratos, devido à não ocorrência de sedimentação no local ou à erosão de estratos que existiam.  

     
    • Princípio da Continuidade lateral:  Permite estabelecer correlações de idade entre estratos localizados em lugares eventualmente distanciados. Um estrato tem sempre a mesma idade ao longo de toda a sua extensão, independentemente da ocorrência da variação horizontal (lateral) de fácies. Isto ocorre devido a variações nas condições de sedimentação de um local para outro.

    • Princípio da Idade Paleontológica: Os estratos que apresentam os mesmos fósseis estratigráficos têm a mesma idade.

    •  Princípio da Inclusão: Fragmentos rochosos incorporados numa rocha são mais antigos do que a rocha que os engloba.


    •  Princípio da Interseção: Toda a estrutura geológica (filão, intrusão magmática, etc) que intersecta outra é mais recente do que ela.

    Adaptado de: http://www.slideshare.net/sandranascimento/vi-princpios-estratigrficos-12118303

    As Cientistas Malucas sempre a investigar e publicar (:

      2 comentários:

      1. Respostas
        1. de nada artolas até um dia mano fuiiiiii
          ah como vai a tua mulher já resolveste o problema da pata do cão ou não se quiseres ajuda estou aqui

          Eliminar