18 de abril de 2013

Rochas Magmáticas

Uma vez faladas as rochas sedimentares, as cientistas malucas vão agora falar das rochas magmáticas. O que sabes tu sobre rochas magmáticas? Se ainda não sabes nada ou pouco sabes, não te preocupes que nós vamos esclarecer tudo.

Existem dois tipos de rochas magmáticas:

§ Rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas – São formadas a partir do resfriamento do magma no interior da crusta, nas partes profundas da litosfera, sem contato com a superfície. Elas só apareceram à superfície depois de removido o material sedimentar ou metamórfico que a recobria. Em geral, o resfriamento é lento e ocorre a cristalização de todos os seus minerais. Normalmente as rochas plutônicas ou intrusivas apresentam uma estrutura maciça. A sua estrutura mais corrente é granular, isto é, os minerais apresentam-se equidimensionais ligados entre si. A classificação detalhada das rochas magmáticas requer um estudo microscópico da mesma.

§ Rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas – São formadas a partir do resfriamento do material expelido pelas erupções vulcânicas atuais ou antigas. A consolidação do magma, então, acontece na superfície da crusta ou próximo a ela. O resfriamento é rapido, o que faz a que estas rochas, por vezes, apresentem material vítreo. Essas rochas têm textura microlítica ou vidrosa (vítrea).








As cientistas malucas sempre a investigar e a publicar :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário