16 de março de 2013

Fósseis - Video

Para melhor compreenderes os fósseis e os processos de fossilização, publicamos aqui um video, que não é da nossa autoria. 
Se tiveres alguma duvida sobre algo, comenta neste post.


http://www.youtube.com/watch?v=an0uErs72P8

As cientistas malucas sempre a investigar e publicar :)

Fósseis e processos de fossilização

Hoje iremos falar-vos de fósseis. Mas o que são fósseis?! Fósseis (do latim fossile, que significa “desenterrado”) são restos de seres vivos ou vestígios de actividade biológicas (ovos, pegadas, etc.), que viveram em tempos geológicos anteriores e que conseguiram ficar preservados em sedimentos como por exemplo rochas, gelo, âmbar, etc. Para isso é necessário que sejam cobertos por sedimentos ou substâncias que os isolem e assim sejam criadas condições favoráveis para que os preservem do contacto com a atmosfera, da água do mar e da acção dos decompositores.
A existência de partes duras nos organismos como ossos, conchas e dentes, devido a serem mais resistentes, favorecem a fossilização. As partes moles são as primeiras a serem destruídos pelos decompositores.

13 de março de 2013

Tipos de Rochas Sedimentares

Neste nosso novo post decidimos falar-vos dos 3 tipos distintos de rochas Sedimentares: as detríticas, as quimiogénicas e as biogénicas.

Rochas Sedimentares

Sabiam que cerca de 3/4 da Terra é coberta por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e dos fundos oceânicos?! É verdade, no entanto, estas formam apenas um película superficial sobre as rochas magmáticas e metamórficas que constituem a maioria do volume rochoso da crusta.

10 de março de 2013

As Rochas - Os Minerais e as suas propriedades

Como já devem saber, os minerais são os constituintes básicos das rochas; São corpos sólidos com estrutura cristalina, naturais, inorgânicos e com composição definida ou variável dentro de certos limites. Se não possuírem todas estas caraterísticas não são considerados minerais. Para se fazer a distinção dos que realmente o são avaliam-se as suas propriedades:

As Rochas - Tipos de rochas

O nosso tema de hoje são as rochas e os seus diferentes tipos.
A Terra é constituída basicamente por rochas que são formadas por dois ou mais minerais agrupados. Existem três classificações para as rochas de acordo com a sua formação: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Processos geológicos

Os processos geológicos existentes no Planeta Terra constituem uma vasta gama de temas relacionados com a Geologia. Alguns desses temas são: tectónica de placas, vulcões, sismos, catástrofes naturais, entre outros. Estes processos desencadeiam a formação de materiais existentes no nosso Planeta, sendo estes essencialmente rochas que, por vezes, englobam materiais que já existiram no passado e hoje já não existem, os fósseis!


Imagem: http://geologiactiva.blogspot.pt/2010_12_05_archive.html

As cientistas malucas sempre a investigar e publicar :)