13 de dezembro de 2012

Código Genético

 A molécula de ADN garante a preservação da informação genética, fornecendo a cada célula do organismo uma cópia, normalmente sem imperfeições, das instruções que a célula-mãe possuía. Mas como é que essa informação se expressa tornando efectiva?
Grande parte dessa informação é utilizada para sintetizar proteínas. As enzimas, que são casos especiais de proteínas, têm capacidade de regular o metabolismo do organismo.
Para que essa síntese ocorra é estritamente necessário que a informação genética contida na molécula de ADN, sofra transcrição.
De seguida a informação será utilizada pela célula para formar proteínas, num processo que se denomina por tradução.
De acordo com Watson e Crick chama-se gene aos segmentos de ADN que contém informação para sintetizar uma determinada proteína. Cada gene pode ser constituído por milhares de nucleótidos.



12 de dezembro de 2012

Reprodução Sexuada


Já que já publicámos sobre a Reprodução Assexuada agora só faltava mesmo falarmos sobre a Reprodução Sexuada. Então vamos a isto.
A reprodução Sexuada mistura parte dos genomas de dois indivíduos e produz uma descendência que, geralmente, difere geneticamente entre si e de ambos os progenitores. A mistura de genomas é conseguida pela fusão dos gâmetas (fecundação), da qual resulta o ovo ou zigoto.

Síntese Proteica

Se vamos falar da sintese de proteínas, precisamos de saber o que é realmente uma proteína. Basicamente, uma proteína é a união de vários aminoácidos e a sua síntese divide-se em duas etapas: a Transcrição e a Tradução.
Para vos ajudar a compreender melhor o tema aqui vos mostramos uma imagem. Não há nada do que começar um tema difícil com uma boa imagem.

Reprodução assexuada

Hoje estamos imparáveis, sempre a publicar coisas novas. O tema escolhido para agora é a Reprodução, mais especificamente a Reprodução Assexuada.
Na reprodução assexuada, o progenitor é um único indivíduo, que transmite cópias de todos os seus genes à geração seguinte. Neste tipo de reprodução, a descendência é geneticamente igual entre si e geneticamente igual ao organismo progenitor. Um descendente com estas características é um clone. O principal processo envolvido na formação de novos organismos é a mitose.

Ciclos de vida

Todos os organismos com reprodução sexuada têm ciclos de vida. O ciclo de vida de um organismo é o conjunto de transformações que experimenta desde o seu nascimento até à produção da sua própria descendência.
Nos ciclos de vida de diferentes organismos, alternam os processos de meiose e fecundação.

10 de dezembro de 2012

Replicação do DNA

Hoje decidimos investigar o processo no qual resultam duas moléculas de DNA, idênticas à molécula-mãe.
A esta replicação dá-se o nome de Replicação do DNA, que é um processo a partir do qual uma molécula de DNA origina uma cópia perfeita.