12 de dezembro de 2012

Reprodução Sexuada


Já que já publicámos sobre a Reprodução Assexuada agora só faltava mesmo falarmos sobre a Reprodução Sexuada. Então vamos a isto.
A reprodução Sexuada mistura parte dos genomas de dois indivíduos e produz uma descendência que, geralmente, difere geneticamente entre si e de ambos os progenitores. A mistura de genomas é conseguida pela fusão dos gâmetas (fecundação), da qual resulta o ovo ou zigoto.


Os gâmetas são células haplóides, isto é, possuem metade do número de cromossomas característico da espécie. O número haplóide de cromossomas de um organismo ou de uma espécie refere-se, abreviadamente, como n.
A fecundação restabelece o número de cromossomas da espécie e, ao misturar os cromossomas dos dois gâmetas, mistura a informação genética dos dois progenitores. O zigoto é uma célula diplóide, 2n, assim como todas as células que dele resultem por mitose.
A meiose é um tipo especial de divisão celular que reduz para metade o número de cromossomas das células. É através da meiose que uma célula diplóide origina células haplóides. Os gâmetas, na espécie humana e em muias outras espécies, formam-se através deste processo.
Os organismos que se reproduzem sexuadamente possuem ciclos de vida, em que alternam os processos de fecundação e de meiose e, consequentemente, verifica-se uma alternância de gerações de células diplóides e haplóides. 




Adaptado de : OSÓRIO, Lígia – Biologia e Geologia 11, Preparar os Testes (2007); 1ª edição Maia: Areal Editores.
As cientistas malucas sempre a investigar e a publicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário