12 de dezembro de 2012

Síntese Proteica

Se vamos falar da sintese de proteínas, precisamos de saber o que é realmente uma proteína. Basicamente, uma proteína é a união de vários aminoácidos e a sua síntese divide-se em duas etapas: a Transcrição e a Tradução.
Para vos ajudar a compreender melhor o tema aqui vos mostramos uma imagem. Não há nada do que começar um tema difícil com uma boa imagem.

Na Trancrição (que ocorre no núcleo), tal como o nome indica, ocorre a cópia da informação do DNA para o RNA mensageiro (ou mRNA), por complementaridade de bases. 
Este processo inicia-se quando o complexo DNA-polimerase se fixa sobre uma sequência de DNA e desliza sobre ela, provocando a sua abertura. Desta forma-se um pŕe-RNA que, ao sofrer processamento, lhe vão ser retirados os intrões (sequências de nucleótidos que não codificam a informação) e juntado os exões (sequências que codificam a informação), formando-se assim o mRNA maduro. Posteriormente este migra para o citoplasma onde se irá fixar nos ribossomas.

Na Tradução (que ocorre nos ribossomas), a informação contida no mRNA é traduzido numa proteína.  Nesta etapa intervém o tRNA, que vai funcionar como intérprete da mensagem que está no mRNA e que seleciona e transfere os aminoácidos para os ribossomas.

As cientistas malucas sempre a investigar e a publicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário