9 de janeiro de 2013

Modelo Autogenético e Modelo Endossimbiótico

Todos os seres vivos conhecidos na Terra podem ser divididos em dois grandes grupos: os seres procariontes e os seres eucariontes, que se distinguem pela sua organização celular. 
Ao longo de vários milhões de anos, os seres procariontes habitaram ambientes aquáticos e foram-se diversificando. Alguns grupos de procariontes evoluíram e aumentaram a sua complexidade, tendo, muito provavelmente, estado na origem dos organismos eucariontes.
Fundamentalmente, existem duas hipóteses que tentam explicar a origem dos seres eucariontes a partir dos procariontes: o modelo Autogenético e o modelo Endossimbiótico, que vos iremos passar a explicar.

  • No modelo Autogenético os seres eucariontes são o resultado de uma evolução progressiva dos seres procariontes. Incialmente, as células desenvolveram sistemas endomembranares resultantes de invaginações da membrana plasmática. Algumas dessas invaginações armazenavam o DNA, formando um núcleo. Outras membranas evoluíram no sentido de produzir organelos semelhantes ao retículo endoplasmático. Posteriormente, algumas porções do material genético abandonaram o núcleo e evoluíram sozinhas no interior de estruturas membranares. Desta forma, formaram-se organelos como as mitocôndrias e os cloroplastos. 
  • No modelo Endossimbiótico diz que organismos procariontes incorporaram-se noutros organismos procariontes, mas de tamanhos superiores, sem sofrerem digestão estabelecendo assim uma relação de simbiose tornando-se dependentes uns dos outros. As células-hospedes passaram assim a constituir organelos da célula eucariótica. Este modelo explica assim a aparecimento de organelos, pois existem bactérias semelhantes a eles e ainda hoje podemos encontrar relações simbióticas entre bactérias. Contudo, não explica o aparecimento do núcleo o que leva os cientistas a irem ao encontro do modelo autogénico para explicar este acontecimento.

Foi a fusão dos dois modelos que levou a uma possível explicação do aparecimento de seres eucariontes pois nenhum dos dois modelos sozinho conseguia explicar esse fenómeno devido à falta de argumentos em relação a determinadas características dos seres eucariontes.

Fontes: http://bio-portefolio.blogspot.pt/2008/12/evoluo-dos-procariontes-em-eucariontes.html

As cientistas malucas sempre a investigar e publicar :)

Sem comentários:

Enviar um comentário