18 de janeiro de 2013

Mecanismos de Evolução: Darwinismo

Já falámos de Lamarck agora é altura de falarmos de Darwin.
Nós, as Cientistas Malucas, descobrimos que Charles Darwin e Alfred Russel Wallace desenvolveram, paralelamente, uma teoria evolucionista baseada no efeito da seleção natural sobre as diferentes características dos seres vivos, que permitem a sua adaptação ao ambiente.

Darwin baseou-se nas ideias uniformitaristas dos geólogos Hutton e Lyell, segundo as quais a Terra é muito antiga e está constantemente em mudança para formular uma teoria evolucionista que considera que a vida na Terra também evolui pela acumulação de pequenas alterações ao longo de grandes períodos de tempo.
Os dois aspetos principais da teoria de Darwin são :
- As diversas formas de vida surgiram a partir de espécies ancestrais por modificações na descendência.
- O mecanismo de modificação é a seleção natural (sucesso reprodutivo diferencial resultante da interação dos organismos com o seu meio ambiente), atuando ao longo de grandes períodos de tempo.
Além destes aspetos, o Darwinismo diz que:
- Os organismos de uma determinada população apresentam variabilidade.
- As populações originam mais descendentes do que aqueles que os recursos existentes no ambiente podem suportar. Consequentemente, na “luta pela sobrevivência”, grande parte dos indivíduos é eliminada em cada geração.
- Os organismos da população portadores de caraterísticas que lhes permitam uma maior adaptação ao ambiente têm mais vantagens na “luta pela sobrevivência” e , por isso, deixam mais descendentes.
-O aumento do número de indivíduos portadores de características favoráveis conduz à modificação da população, ao longo do tempo.



A- Lamarckismo: Como resultado do esforço desenvolvido para chegar às folhas das árvores mais altas, o pescoço das girafas tornou-se mais comprido e essa característica foi transmitida à descendência.
B-Darwinismo: Numa população de girafas, aquelas que tinham o pescoço mais comprido conseguiram alimentar-se melhor do que as outras e, como tal, deixaram mais descendentes.

Fontes: OSÓRIO, Lígia – Biologia e Geologia 11, Preparar os Testes (2007); 1ª edição Maia: Areal Editores.

As cientistas malucas sempre a investigar e publicar :)

Sem comentários:

Enviar um comentário