Perguntam vocês: mas afinal o que é isto da sistemática dos seres vivos?! A nossa obrigação é responder, porque afinal é para isso que a Cientistas Malucas cá estão. Tirarem todas as vossas dúvidas e questões que se relacionem com Biologia ou até mesmo com Geologia porque, só para vos aguçar um pouco a curiosidade, não falta muito para as cientistas deixarem a vida e estudarem as rochas, por assim dizer. :)
Mas voltando ao assunto de hoje, a sistemática de seres vivos é a ciência responsável pela classificação dos seres vivos, uma vez que esta estuda as relações entre os organismos, os espécimes e a sua preservação, e analisa todos os dados recolhidos noutras áreas da pesquisa biológica. Estas características da sistemática permitem um maior conhecimento e domínio para a classificação dos seres vivos.
Resumindo, a sistemática dos seres vivos pode se dizer, entre muitas aspas, que não é nada mais nada menos que a ciência que atribui os nomes aos seres vivos!
A sistemática é também uma ciência em evolução. O primeiro sistema de classificação foi de Aristóteles no IV a.C., seguindo-se o de Lineu em 1758. Atualmente a sistemática usa como base a hierarquia de Lineu, podendo esta vir a ser alterada futuramente, visto que o ser humano ainda desconhece muitos seres que existem no nosso planeta, nomeadamente, nas profundezas dos oceanos. Além disso, como a sistemática estuda o modo como os seres vivos se relacionam evolutivamente então nunca poderá estacar numa só classificação, esta irá sofrer, ao longo do tempo, constantes alterações.
Fontes: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/biologia_trabalhos/sistematicadosseresvivos.htm
As cientistas malucas sempre a investigar e publicar (:
Sem comentários:
Enviar um comentário