11 de maio de 2013

Recursos energéticos renováveis

Tendo em conta que já falámos dos Não Renováveis, hoje iremos falar dos Recursos Renováveis. Estes podem ser de origem vegetal (madeira, biomassa proveniente das plantas) ou outros como energia solar, eólica, das marés, etc., sendo todos inesgotáveis, ou seja, produzem-se de novo de um modo constante.

De todos os recursos renováveis os mais importantes são considerados “limpos”, ou seja, os que não poluem nem prejudicam o meio ambiente, daí serem também designadas por Energias Limpas.

As vantagens destas energias não são ainda aproveitadas ao máximo uma vez que as tecnologias utilizadas não permitem o máximo aproveitamento destas. Por outro lado essas tecnologias têm também consequências prejudiciais para o ambiente. Estas passam principalmente pelo impacto que as construções necessárias têm nos ecossistemas.

Existem vários tipos de energias renováveis, e cada vez mais, com o desenvolvimento das tecnologias, há inovações e se descobrem novas formas de produzir energia eléctrica utilizando como fonte os fenómenos naturais, como é exemplo da recente inovação na criação de um hidrogerador cujo princípio é semelhante ao de um aerogerador, diferindo no facto de o movimento das pás ser provocado pelas correntes marítimas. Dos vários tipos de energias renováveis existentes iremos tratar apenas de alguns.

Face às perspectivas de esgotamento das fontes de energia que têm vindo a ser utilizadas, procura-se recorre a soluções alternativas baseadas no aproveitamento de recursos renováveis. São exemplos



Energia hidroeléctrica, obtida em centrais instaladas em barragens.



 -  Energia solar, utilizada para produzir calor por meio de colectores.


 -  Energia maremotriz/ marés, que aproveita a força das ondas e das marés.


 - Bioenergia/Biomassa, resultante da fermentação ou da destilação de resíduos orgânicos marítimas.   Dos vários tipos de energias renováveis existentes iremos tratar apenas de alguns.


 -  Energia geotérmica, obtida a partir do calor que provém do interior da Terra.


-  Energia eólica, conseguida a partir da força do vento.

Adaptado de : http://www.eccn.edu.pt/ap/energiaparavida/Energias_Renovaveis.htm

As cientistas malucas sempre a investigar e a publicar :)

Sem comentários:

Enviar um comentário