25 de maio de 2013

Recursos Hídricos

Hoje iremos falar dos Recursos Hídricos, mais propriamente das águas subterrâneas.
Como sabes, a água é um bem essencial à vida pois todos os organismos vivos no planeta Terra dependem dela para sua sobrevivência. Mas é um bem escasso: somente 3% da água do planeta está disponível como água doce. Destes 3%, 77% estão congelados nos glaciares e calotes polares, 1% está à superfície e 22% estão confinados nos aquíferos, que são formações geológicas que permitem a circulação e armazenamento de água nos seus espaços vazios.


O planeta Terra é o único planeta conhecido do sistema solar que tem água nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso), sendo que o movimento da água constitui o ciclo hidrológico, que tem como componente mais lenta as águas subterrâneas.
Como já mencionei anteriormente, nos aquíferos armazena-se água doce, sendo que esta é explorada pelo ser humano de forma economicamente rentável. As águas subterrâneas podem ser armazenadas em dois tipos de aquíferos:
  • Aquífero Livre
É o aquífero mais explorado pelos homens mas é o que mais contamina, sendo que a zona que contribui para a sua realimentação é a zona de recarga e a superfície que está em contacto com o ar a superfície piezométrica. Neste aquífero existe também ma zona de saturação (todos os espaços estão preenchidos com água), que é limitada superiormente pelo nível freático. O nível freático é o nivel máximo que a água pode atingir. A zona acima do nível freático e abaixo da superfície topográpica designa-se de zona de aeração, onde os espaços vazios estão preenchidos por gases e água.

  • Aquífero Confinado
Este tipo de aquífero ocorre quando a água subterrânea está confinada sob uma pressão superior do que a pressão atmosférica, isto, devido à existência de uma camada confinante impermeável acima do aquífero.
Quanto ao tipo de rocha armazenadora, os aquíferos podem ser:
->Porosos: Esses tipos de aquíferos apresentam espaços vazios de pequenas dimensões (poros), por onde a água circula. Estão associados com rochas do tipo sedimentares consolidadas, solos arenosos e sedimentos não consolidados.
->Fraturados ou Fissurados: São caracterizados por possuírem fraturas abertas que acumulam água, devido à meteorização física. Os aquíferos fraturados estão associados com rochas do tipo magmáticas e metamórficas.
->Cársicos: São formados em rochas carbonáticas. As fraturas presentes neste tipo de aquífero devem-se à meteorização química.

Fontes:
  1. SILVA, Amparo Dias e outros| "Terra, Universo de Vida" (2010)| 2ª Parte- Geologia| Biologia e Geologia-11º ano | Porto Editora| 1ª Edição| 
  2. http://www.infoescola.com/hidrografia/aquifero/

As cientistas malucas sempre a investigar e a publicar :)

Sem comentários:

Enviar um comentário