O Metamorfismo depende de alguns fatores tal como a profundidade, extensão e grau de modificação das rochas. Com a variação desses fatores o Metamorfismo varia e leva há existência de vários tipos onde se destacam os seguintes:
Este tipo de Metamorfismo ocorre em grandes extensões na crusta terrestre. As suas transformações estão relacionadas com a ação combinada da temperatura, pressão litosférica e pressão dirigida durante milhões de anos ou devido, também, à formação de cadeias montanhosas (orogenia). As rochas sofrem recristalização, apresentando estrutura foliada. Quando a temperatura é superior a 800ºC ocorre o processo de fusão parcial, iniciando-se a transição do Metamorfismo para o Magmatismo.
São exemplos de rochas: ardósias, xistos, gnaisses e filitos.
- Metamorfismo de contacto:
Os factores determinantes deste tipo de Metamorfismo são o calor e circulação de fluidos. O metamorfismo de contacto ocorre junto de formações magmáticas que se introduziram nas rochas preexistentes (intrusões magmáticas). Em virtude do aumento de temperatura e da circulação de fluidos, as rochas adjacentes às intrusões começam a ser metamorfizadas ao longo de uma zona envolvente designada por auréola de metamorfismo. A extensão desta zona depende da susceptibilidade da rocha metamorfizada, bem como da dimensão e temperatura da intrusão.
As rochas conhecidas como corneanas resultam da alteração das rochas encaixantes, que estão em contacto direto com o magma de intrusão. Os quartzitos e o mármore são exemplos de outras rochas formadas sob a influência do calor das intrusões, resultando da recristalização de arenitos e calcário, respetivamente.
As Cientistas Malucas sempre a investigar e publicar (:
Sem comentários:
Enviar um comentário